quinta-feira, 29 de abril de 2010
Festival de filmes GLS esquenta Bollywood.
A India, um caldeirão cultural caótico, conta com pelo menos 13 milhões de pessoas e dezenas de grupos lingüísticos e étnicos diferentes. Sua capital financeira, Mumbai, é responsável por oito por cento do crescimento anual do país e sede da tão famosa Bollywood junto ao comércio local tem mostrado ao mundo que dinheiro não falta no país, tudo bem que concentrado na mão de poucos.
É dentro deste cenário econômico e cultural que aconteceu entre os dias 22 e 25 de abril o Kashish Mumbai International Queer film festival, o primeiro festival cinematográfico GLS do país, contando com 110 filmes de 25 países, 27 deles indianos, cuja maioria são pequenos filmes em línguas regionais.
O evento tem como objetivo aumentar a visibilidade para o cinema indiano GLS ( que eles gostam de chamar de Queer) tanto com o público gay quanto com o popular, promovendo compreensão a respeito dos pensamento, desejos e expressões próprios da cultura Queer local.
Segundo o site oficial do evento o cenário queer indiano está passando por mudanças históricas, seja pelas paradas do orgulho gay que tem acontecido, o veredicto do Delhi Supremo Tribunal na seção 377 do código penal indiano que libera a relação homossexual entre adultos, não mais penalizando e condenando a prática sexual e amorosa e a decisão da Comissão eleitoral da Índia em reconhecer transexuais em sua legislação e liberação de documentos.
O nome do evento é super interessante e muito bem pensado. Kashish significa atração ou sedução e é utilizada para designar uma profunda atração por qualquer coisa - seja uma pessoa, um objeto ou uma idéia. Colocar o evento em Mumbai se dá não só por ser a capital do país e da tão famosa Bollywood, mas por representar pelo menos 80 por cento da comunidade queer na Índia.
Confira as seguintes reportagens :
India Gay Film Fest Eyes Homosexuality Debate para o site abcnews.go.com .
Celina Jaitley inaugurates international gay lesbian film festival in Mumbai para o site dailyindia.com .
Veja também o site oficial do evento: mumbaiqueerfest.com .
Marcadores:
Ativismo,
Cinema,
Cinema GLS,
Comportamento,
Cultura,
Direitos LGBT,
Festival,
Filmes GLS,
Turismo GLS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Querido, mais um excelente artigo!!!! Gostei de saber que a Índia está caminhando dessa forma, este festival tem tudo para crescer.
Fiquei com uma dúvida: a capital da Índia não é Bombay? Ou se escreve Mumbai tb?
bjo tts
Querido, então, brasileiramente falando acho que é mumbai, indianamente falando é bombay....rsrsrrsrsrs, vai entender........
bjs. tts.
Postar um comentário