Alguns festivais Cinematográficos ao redor do mundo contam com premiações voltadas para longas, curtas e documentários de temática LGBT, divulgando a homocultura e promovendo visibilidade.
Em 1987 os cineastas alemães Wieland Speck e Manfred Salzgeber resolveram criar um prêmio voltado a filmes LGBT’s junto ao Gay & Lesbian Film Festival, intitulado Teddy Award, cujo lançamento oficial ocorreu em 1992 no Festival Internacional de Cinema de Berlin.
O primeiro filme a receber o Teddy Award foi longa La Ley del Deseo (A Lei do Desejo) de Pedro Almodóvar em 1987.
Durante muito tempo o Teddy award foi utilizado no festival de Veneza e foi em 2003, em uma entrevista para a revista Venezia News que Daniel Casagrande propôs para o então diretor do Festival de Veneza, Moritz De Hadeln que fosse criado uma premiação a produções LGBT’s.
Com a mudança da direção do evento o projeto deu uma atrasa, mas em 2007 finalmente é entregue ao Festival de Veneza o Queer Lion, sob a direção de Casagrande a Marco Mulle.
E é neste contexto e inspirado nestes dois prêmios que o então Festival de Cannes resolveu lançar o primeiro premio da categoria em sua lista. Os diretores franceses Olivier Ducastel e Jacques Martineau são os patronos do Palm Queer.
Agora é esperar até o dia 22 de maio para saber quem serão os indicados ao Palm Queer de Cannes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário