quinta-feira, 29 de abril de 2010

Festival de filmes GLS esquenta Bollywood.

 


A India, um caldeirão cultural caótico, conta com pelo menos 13 milhões de pessoas e dezenas de grupos lingüísticos e étnicos diferentes. Sua capital financeira, Mumbai, é responsável por oito por cento do crescimento anual do país e sede da tão famosa Bollywood junto ao comércio local tem mostrado ao mundo que dinheiro não falta no país, tudo bem que concentrado na mão de poucos.

É dentro deste cenário econômico e cultural que aconteceu entre os dias 22 e 25 de abril o Kashish Mumbai International Queer film festival, o primeiro festival cinematográfico GLS do país, contando com 110 filmes de 25 países, 27 deles indianos, cuja maioria são pequenos filmes em línguas regionais.

 O evento tem como objetivo aumentar a visibilidade para o cinema indiano GLS ( que eles gostam de chamar de Queer) tanto com o público gay quanto com o popular, promovendo compreensão a respeito dos pensamento, desejos e expressões  próprios da cultura Queer local.

Segundo o site oficial do evento o cenário queer indiano está passando por mudanças históricas, seja pelas paradas do orgulho gay que tem acontecido, o veredicto do Delhi Supremo Tribunal na seção 377 do código penal indiano que libera a relação homossexual entre adultos, não mais penalizando e condenando a prática sexual e amorosa e a decisão da Comissão eleitoral da Índia em reconhecer transexuais em sua legislação e liberação de documentos.

O nome do evento é super interessante e muito bem pensado. Kashish significa atração ou sedução e é utilizada para designar uma profunda atração por qualquer coisa - seja uma pessoa, um objeto ou uma idéia. Colocar o evento em Mumbai se dá não só por ser a capital do país e da tão famosa Bollywood, mas por representar pelo menos 80 por cento da comunidade queer na Índia.



Confira as seguintes reportagens :

India Gay Film Fest Eyes Homosexuality Debate para o site abcnews.go.com .



Celina Jaitley inaugurates international gay lesbian film festival in Mumbai para o site dailyindia.com .


Veja também o site oficial do evento: mumbaiqueerfest.com .


terça-feira, 27 de abril de 2010



Apenas vejam, leiam e pensem.......

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails