quinta-feira, 28 de maio de 2009

"Recolhimento" - O comportamento de consumo individualista pós-moderno.

"A moderna individualidade do homem se apresenta de uma maneira historicamente produzida, e determinada do modo de ser. Caracterizado pelo egoísmo que busca servir a particularidade das diversas formas da interdependência social." por Karl Marx, economista e sociólogo.

Estudiosos do conceito de pós modernidade, apontam uma característica interessante do comportamento humano pós moderno, o individualismo.

Em toda história podemos perceber que a evolução humana se deu por conta do trabalho em equipe, onde a espécie evoluiu em decorrência da divisão de tarefas/trabalho, para suprir suas necessidades naturais. Com o decorrer do tempo, o homem foi conquistando novas fronteiras, mudando aos poucos seu modo de viver, e desta forma ,criando novos hábitos e consumo.

Agora vivemos a era do individualismo, em que cada um busca na compra de um produto/serviço satisfazer um desejo/necessidade próprio, fugindo do conceito de grupo.

O livro "Trenzoom" um estudo seminal sobre tendências criado pela Aegis Media e editado no Brasil pela Agência Click, com autoria do presidente da empresa, Abel Reis, onde as projeções de algumas das maiores tendências globais na área de publicidade e mídia se agrupam em quatro grandes categorias: "Recolhimento", "Ataque", "Escape" e "Reorganização".

Cada categoria identifica um aspecto da evolução do sentimento das pessoas, como cidadãos e consumidores. Veremos nesta primeira parte da matéria o aspecto "Recolhimento".

O egoísmo e o hedonismo se destacam no ser humano hoje, quando a busca por uma particularidade remete a uma satisfação pessoal, de personalização e individualidade em um produto/serviço, tornando-se um fator decisivo no ato de escolha.

Por mais que a oferta seja massificada, é importante criar mecanismos para que o consumidor personalize ou individualize sua compra. As campanhas publicitárias que se destacam para o consumidor, são as que vendem uma imagem de bem-estar social, onde está implícito o fato de ter algo único que o diferencie dos demais.

Desta forma definimos o "Recolhimento" como uma forte e influente tendência de consumo. Quer sobreviver no mercado e salvar-se da concorrência? Criei produtos que despertem este desejo hedonista.

Um comentário:

marcelo dalla disse...

Opa, belo tema esse!!! Mas eu vejo de uma forma mais "aquariana". Explico: tudo bem a individualização, o original... somos indivíduos únicos e acho bacana uma tendência que foge da massificação. Mas ao mesmo tempo estamos todos ligados numa rede. E na medida em que o ser humano vai criando consciência, vai te tornando mais criativo e menos egoísta. Eu creio q essa tendência egóica e capitalista do mercado já já vai desmoronar... bjo lindão!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails