sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Travestis, Trangêneros e campanhas publicitárias



Grupo Entlaids - Travestis e transexuais realizam encontro nacional no Rio de Janeiro - pelo site Mix Brasil


Por um acaso você já viu alguma propaganda que mostra uma Travesti ou um Transsexual? Com certeza já, alias provavelmente você tenha visto algo relacionado ao humor. Infelizmente a mídia popular retrata estas pessoas normalmente com um humor negro, ofensivo e ignorante, pelo simples fato de não saberem ao certo o que difere os comportamentos destas facetas da sexualidade humana.

Para muitos Drag Queens, Travestis e Transsexuais são a mesma coisa, são todos “viados”, mas acho que algumas coisas devem ser esclarecias, como por exemplo, não existem “viados”, e sim homossexuais, e não, Drag Queens, Travestis e Transsexuais não são a mesma coisa.

Drag Queen é um personagem caricata que uma pessoa utiliza para divertir e entreter, e se muitos não sabem, nem todas as Drag Queens são homossexuais.

Ser uma ou um travesti é uma condição psicológico na qual um indivíduo se veste/traveste com roupas e acessórios que mudem sua aparência, no caso para o sexo oposto. Alguns utilizam de meios cirúrgicos para parecer ainda mais com o outro sexo, porém ainda não são considerados transsexuais.

O que pode ser definido como Transsexual é a pessoa que quer mudar de sexo, passando por um processo longo ao qual vai se preparando até fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Durante este processo de preparo um transsexual pode ser igual a uma travesti, mas o que difere é que um travesti não quer mudar de sexo, e sim mudar temporariamente sua identidade de gênero.

Identidade de gênero e identidade sexual de uma pessoa são termos completamente diferentes. Enquanto o sexo é biológico e não há mudança (exceto em casos de hemafroditismo ou transsexualismo) a identidade de gênero representa uma vontade psicológica, ou seja, que gênero a pessoa quer assumir, masculino ou feminino?

Neste caso a mudança pode ocorrer de diversas maneiras, e dependendo do quão bem e completo a pessoa possa sentir-se com a identidade de gênero escolhida ai começa um desenvolvimento que deve ser acompanhado por especialistas, como psicólogos, se necessário psiquiatras, médicos e etc, para que então uma cirurgia possa ser marcada, com indicação e autorização médica.

Observe agora uma campanha publicitária desenvolvida pela Philips, onde o produto ofertado é o depilador Philips Satinelle Ice, e a mensagem é dirigida diretamente ao público LGBT, mais necessariamente à travestis e transsexuais.

Como comentado em matérias anteriores tratar do assunto com naturalidade e utilizar de uma linguagem que não seja ofensiva e estereotipada garantem um excelente material publicitário e promocional.


2 comentários:

www.Pararir.com disse...

Estreitem uma pequena anedota sobre transsexuais

http://pararir.com/os-testiculos/

fiquem bem

Fê Giusti disse...

Realmente, uma coisa que poucas pessoas entendem é a diferenciação entre travestis, transexuais e drag queens. Mas não apenas eles são chamados de "viados". Qualquer pessoa que demonstre qualquer aspecto diferente na aparência ou no modo de ser, seja homossexual ou não, acaba sendo chamado de "viado". É puro preconceito. E várias das pessoas que dizem tais coisas, na verdade, têm inveja das pessoas que conseguem ser felizes com elas mesmas, que se aceitam do jeito que são, mesmo que tenham que mudar fisicamente, e não têm medo de ninguém para conseguir tal coisa.
Outra coisa que sempre me encanta são as propagandas com homossexuais. É algo ainda tão pouco explorado e algo tão bom para unir as pessoas e acabar com o preconceito ainda muito forte na soziedade.
O que me entristece é um pouco o primeiro video. É muito triste saber que muitos travestis e alguns transexuais precisam seguir para a prostituição. Alguns realmente escolhem este caminho, mas outros encontram tantos obstáculos, que acabam indo pelo que aparentemente é mais fácil, quase uma única opção. Mas um dia as pessoas serão mais tolerantes, e o mundo será melhor. Pelo menos um pouco.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails