terça-feira, 18 de maio de 2010

Romance gay em comunidade ortodoxa judaica esquenta o festival de Cannes



Em 1978 foi introduzido no festival de Cannes o prêmio “Un Certain Regard” ( Um certo olhar), executado no Salle Debussy em paralelo ao concurso para o Palme d’Or, que tem como intuito pontuar filmes de estilos , visões diferentes e originais que buscam reconhecimento internacional.

 Em 1998 o prêmio passou a reconhecer oficialmente jovens talentos incentivando trabalhos inovadores e ousados que desde 2005 oferece uma bolsa auxilio de 30.000 euros  financiada pela Fundação Groupama Gan, para distribuição do filme ganhador na França.



Este ano uma das apostas para o prêmio Um Certain Regard é o filme Eyes wide Open do diretor Haim Tabakman, seu primeiro longa metragem também indicado ao Camera d’Or.





O diretor Israelense aborda em seu trabalho um tema atual e extremamente tabu, que é o homossexualismo entre religiosos. Aaron, um açougueiro que vive em uma comunidade ortodoxa judaica  em Jerusalém, casado e com quatro filhos resolve procurar ajuda em seu negócio, após a morte de seu pai.

Ao conhecer Ezri, um jovem de 19 anos desabrigado que vem de uma escola religiosa chamada Yeshiva, Aaron resolve contratá-lo e o apresenta a comunidade. Após momentos de extrema intimidade em um banho sagrado, o “Mikve”, ele começa a ficar com a cabeça confusa e a desenrolar uma dramática e apaixonante
história.


Enquanto Rivka, a esposa de Aaron, desconfia que algo está errado com Aaron, o rabino Vaisben ,um amigo da família e do chefe da comunidade, tenta avisar Aaron do futuro que está por vir caso ele não expulse Ezri. Mas Aaron recusa.

Dispostos a não tolerar a presença Ezri, o "Modéstia Guarda", uma autoridade radical na comunidade ultra-ortodoxa passa a ameaçar Aaron. Sob enorme pressão de Rivka e a comunidade Aaron chega a uma decisão de cometer um ato irreversível ....


Veja mais informações sobre o filme no site ofocial do Festival de Cannes aqui.

Não perca reportagem com o diretor Haim Tabakman no site Dazed Digital aqui

2 comentários:

MARCELO DALLA disse...

Querido, vc tem um talento incrível pra garimpar pautas e produzir posts interessantíssimos.
Fiquei com vontade de ver esse filme. Vamos assistir juntos?
bjos tts

Arrasa Bi disse...

Ola Marcelo
Já esta no ar mais um tema na sua coluna no site www.arrasabi.com.br
mande por e-mail novidade
abraços

junior Garrido
www.arrasabi.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails