sexta-feira, 7 de maio de 2010

E o Palm Queer de Cannes vai para...


Alguns festivais Cinematográficos ao redor do mundo contam com premiações voltadas para longas, curtas e documentários de temática LGBT, divulgando a homocultura e promovendo visibilidade.

Em 1987 os cineastas alemães Wieland Speck e Manfred Salzgeber resolveram criar um prêmio voltado a filmes LGBT’s junto ao Gay & Lesbian Film Festival, intitulado Teddy Award, cujo lançamento oficial ocorreu em 1992 no Festival Internacional de Cinema de Berlin.

O primeiro filme a receber o Teddy Award foi longa La Ley del Deseo (A Lei do Desejo) de Pedro Almodóvar em 1987.







Durante muito tempo o Teddy award foi utilizado no festival de Veneza e foi em 2003, em uma entrevista para a revista Venezia News que Daniel Casagrande propôs para o então diretor do Festival de Veneza, Moritz De Hadeln que fosse criado uma premiação a produções LGBT’s.








Com a mudança da direção do evento o projeto deu uma atrasa, mas em 2007 finalmente é entregue ao Festival de Veneza o Queer Lion, sob a direção de Casagrande a Marco Mulle.







 E é neste contexto e inspirado nestes dois prêmios que o então Festival de Cannes resolveu lançar o primeiro premio da categoria em sua lista. Os diretores franceses Olivier Ducastel e Jacques Martineau são os patronos do Palm Queer.

Agora é esperar até o dia 22 de maio para saber quem serão os indicados ao Palm Queer de Cannes.




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails